Metas de Segurança do Paciente
- UPA Ponta Grossa
- 27 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Você conhece as 6 metas de segurança do paciente?
Nossas equipes estão participando dos treinamentos nesta semana para conhecerem as 6 Metas de Segurança do Paciente, que são metas universais a serem trabalhadas como foram de reduzir os riscos aos pacientes em serviços de saúde.
O NEP realizou uma capacitação com as equipes explicando como estamos implantando as 6 metas nas UPAs e que ações todos devem fazer para obtermos resultados positivos nesse sentido.
Vamos conhecer as 6 metas:
Meta 1: Identificação Correta do Paciente
O que é?
A identificação correta do paciente é o primeiro cuidado para um ambiente seguro. Tem o objetivo de especificar quem é a pessoa que recebe o atendimento, serviço e/ou procedimento. É o ponto de partida para a correta execução das diversas etapas de segurança.
Meta 2: Comunicação Efetiva
O que é?
É uma comunicação clara, objetiva, completa e fácil de ser compreendida por todos. A segurança no ambiente hospitalar envolve a comunicação entre profissionais, pacientes e familiares, por exemplo: na passagem de plantão entre equipes, nas transferências internas e externas, na ordem verbal em situações de emergência, na divulgação dos resultados de exames, nos registros no prontuário etc.
Meta 3: Melhorar a Segurança dos Medicamentos
O que é?
Medicamentos de alta vigilância ou potencialmente perigosos apresentam maior risco de provocar danos aos pacientes quando ocorrem falhas na sua utilização. As consequências tendem a ser mais graves, podendo ocasionar lesões permanentes ou até a morte.
Meta 4: Cirurgia (procedimento) Segura
O que é?
O conceito de cirurgia segura (ou procedimento seguro) envolve a adoção de medidas para redução do risco de eventos adversos que podem acontecer antes, durante e depois.
Meta 5: Reduzir o Risco de Infecções Associadas aos Cuidados
O que é?
É a adoção de medidas para prevenção e redução de risco de infecções associadas ao cuidado, adquiridas em função de procedimentos, monitoramento e tratamento de pacientes. Inclui, especialmente, a higienização das mãos.
Meta 6: Reduzir o Risco de Danos aos Pacientes Resultantes de Lesões por Pressão e Quedas
O que é?
É uma medida de segurança adotada a partir da implantação das boas-práticas descritas nos protocolos, como elevação da grade das camas, mudança de decúbito, etc.
Comments